top of page

SOS Mogi-Guaçu: mortandade de peixes no pesqueiro Recanto do Sentado

Retirado de: SILVA, Osmair Benedito da; FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: contribuições de um estudo de caso para a educação química no nível médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 185-192, 2011

O Sr. Antonio possui uni pesqueiro no rio Mogi-Guaçu, no município de São Carlos, e nas últimas semanas tem enfrentado um sério problema com a mortandade de peixes na região, e a pesca anda escassa. Como tem na pesca sua única fonte de renda, preocupado com a situação recorre a um primo, Álvaro, estudante de química na Universidade Federal do Paraná, para pedir-lhe auxílio.
 

Resolveu comunicar-se com o primo por meio do seguinte e-mail:
 

Olá, Álvaro

Como andam as coisas por aí? O reveillon aí em Curitiba foi muito bom.
Estou escrevendo esta mensagem para pedir-lhe ajuda. Nas últimas semanas, muitos peixes têm aparecido mortos na beira do rio, próximo ao pesqueiro que você já conhece. Inúmeros curimbatás, dourados, piavas e piaparas adultos, com massa corporal entre 10,0 a 12,0 Kg, apresentavam aspecto rosado, amarelado e alguns esbranquiçados. Abrimos alguns desses peixes e os seus fígados, ao serem apertados com os dedos, não tinham mais elasticidade, estavam sem consistência e se desmanchavam em nossas mãos. Este fato tem comprometido a pesca e consequentemente nossas entregas nas peixarias em Araraquara e São Carlos. Na região de São Carlos, próximo ao pesqueiro, aumentaram as plantações de feijão e batata e também o número de "rancheiros". Entrei em contato com um amigo que possui um rancho à beira do Mogi, no município de Pirassununga, e a mortandade de peixes não acontece por lá.

Sei corno você envolvido em pesquisas e questões ambientais, por isso resolvi escrever para pedir esclarecimentos das possíveis causas da mortandade de peixes e sugestões para a solução do caso. Conto com a sua colaboração.
Abraço a todos por ai,
Antonio.

 

Suponham que vocês sejam esse primo do Sr. Antonio e tenham que esclarecer o que possivelmente esteja acontecendo e a propor soluções para o caso.
 

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Poluição de ambientes aquáticos e terrestres por materiais tóxicos provenientes do descarte incorreto; 

Soluções e concentrações;

Ciclos biogeoquímicos (toxicidade das substâncias químicas, tempo de permanência dos poluentes, reações químicas, transferências de energia e impactos ambientais e na saúde dos seres vivos);

Interferência humana nos ciclos biogeoquímicos (agrotóxicos, fertilizantes, pecuária);

Agentes poluidores do ar, da água e do solo (ações de tratamento e minimização de impactos ambientais, concentração de poluentes e parâmetros quantitativos de qualidade);

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

bottom of page