top of page

O caso da Embutlar

Retirado de: FREITAS-REIS, Ivone; FARIA, Fernanda Luiza de. Abordando o tema alimentos embutidos por meio de uma estratégia de ensino baseada na resolução de casos: os aditivos alimentares em foco. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 63-70, 2015.

A EMBUTLAR é uma empresa familiar, de pequeno porte, do ramo de produtos alimentícios curados e embutidos localizada na região oeste de Santa Catarina. Mais precisamente a 4 km da cidade de Palmitos. A empresa tem uma produção considerável, em torno de 124 mil toneladas/ano de carnes embutidas, entre aves e suínos, além de estar iniciando no ramo de queijos e peixes defumados. Entre os produtos produzidos e comercializados estão as salsichas, bacons, linguiças, salames, tenders, dentre outros.

O Sr. Joaquim é funcionário da empresa há 15 anos e sua função é a de “provador”, somente de aves e suínos, dos produtos antes do envase. Porém, no mês de agosto de 2010, o Sr. Joaquim ficou bastante sobrecarregado na sua função já que os seus dois colegas de trabalho estiveram ausentes: um por estar de férias e outro por ter quebrado o pé e ter apresentado atestado médico de 25 dias. A empresa não contava com o imprevisto acidental, somente com a ausência por férias de um dos seus funcionários. Além disso, já acertado entre as partes, estava o fato de que a produção não seria prejudicada, e que, se fosse preciso haveria a autorização de horas extras para que a empresa cumprisse com todas as encomendas a contento. De acordo com as normas da empresa, cada provador tem direito de descanso de 15 minutos a cada hora trabalhada, mas durante esse período o Sr. Joaquim não pode gozar desse benefício. Entretanto, apesar da correria, o mês findou-se e a produção não foi afetada. Somando-se a isso, o Sr. Joaquim ficou muito satisfeito, apesar do cansaço, com o “dinheirinho extra” na sua conta bancária no final do mês que iria ajudá-lo a terminar de quitar sua última prestação do carro de 2ª mão comprado com a finalidade de facilitar e agilizar seu percurso ao trabalho, já que sua residência ficava na cidade de Palmitos.

Todavia, passaram-se 11 meses e o Sr. Joaquim começou a sentir fortes dores nas costas e no abdômen. Como nunca tinha sido vítima de problema de saúde muito sério nos seus 45 anos de vida, não se preocupou tanto, porém, como tinha um irmão que era químico, resolveu ligar para ele, contar sobre os sintomas que sentia e quem sabe, obter alguma informação sobre o que poderia estar acontecendo.

- Alô Francisco, tudo bem? E a Solange está bem? Estou com saudades dos meus sobrinhos Maria Clara e João Pedro! Quando vem nos visitar aqui em Palmitos?

- Olá Joaquim, quanta saudade, meu irmão! Essa vida corrida que a gente leva aqui obriga a gente a se afastar da família. Mas, nunca me esqueço de você em minhas orações! A Solange e os meninos vão bem, graças a Deus!

- Francisco, eu estou te ligando porque estou preocupado com minha saúde. Há uns sete dias venho sentindo fortes dores nas costas e no abdômen. Venho tomando analgésicos e o médico está agendado para daqui a 20 dias. Como você é químico resolvi te pedir uma orientação, pois afinal trabalho numa indústria alimentícia, fico muito exposto a fumaça dos defumadores, produtos químicos usados na água de lavagem dos mesmos, condimentos variados, enfim, você acha que poderia me ajudar com alguma informação?

 - Oh mano, Joaquim! Vou me reunir aqui com meus amigos químicos e assim que tiver alguma posição te telefono, ok? E peço a você que assim que for ao médico me mantenha informado, viu? Um abraço para você e para a Teresa!

Vocês que são amigos de Francisco e estudantes de Química, o ajudarão a encontrar a causa da doença do Sr. Joaquim e uma possível solução para o problema.

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas;

Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC);

Substâncias nocivas e tóxicas produzidas em ambientes de trabalho e/ou laboratórios químicos.

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

(EM13CNT306) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.

bottom of page