top of page

Doença misteriosa em trabalhadores rurais

Retirado de: FARIA, Fernanda Luiza; FREITAS-REIS, Ivoni. Uma Proposta de Divulgação da Estratégia de Ensino Estudo de Caso para Professores de Química do Ensino Médio. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, n. 03, p. 119-144, 2016.

 

DE ÁVILA, Rogério Andrade. Contribuições de um estudo de caso para a contextualização do tema agrotóxicos e construção de conhecimento químico por alunos do ensino médio. 2016.

Mariana é estudante de Administração na Universidade Federal de Viçosa. Na última semana a faculdade entrou de férias e ela resolveu visitar seus tios Joaquim e Fátima na pequena cidade de Coimbra Seus tios moram em um pequeno sítio próximo às redondezas da cidade. Seu tio Joaquim trabalha no sítio enquanto sua tia Fátima cuida da quitanda que eles possuem em Coimbra. A quitanda é famosa por vender verduras, frutas e legumes sempre frescos.

Chegando ao sítio, Mariana encontrou seu tio doente, sua tia disse que após um longo dia de trabalho, Joaquim acordou no meio da noite, passando muito mal, com muita dor de cabeça, náuseas, vómitos. tonturas. Além disso, logo pela manhã começou a reclamar que estava com dificuldades em respirar, muito cansaço e com a visão um pouco perturbada. Outros dois trabalhadores do sítio também estavam com os mesmos sintomas. Preocupada Fátima pediu a Mariana que procurasse algum de seus amigos que fizessem o curso de química e que estivessem na cidade. Ela então resolveu ligar para eles:
 

- Alô, Priscila. tudo bem? É a Mariana quanta saudade! Estou no sítio meus tios e estou precisando da sua ajuda e do Juliano, vocês estão em Coimbra?

- Oi Mari, tudo bem e você? Muita saudade também, você sumiu. Estamos sim, chegamos esse final de semana. Mas no que podemos ajudar?
- Ah Pri! Meu tio Joaquim e outros dois funcionários do sítio estão doentes, com os mesmos sintomas, não sabemos a causa, eles não querem ir ao médico, enquanto minha tia tenta convencê-los, gostaria que vocês me ajudassem a descobrir o que os levaram a ficar doentes.

- Entendi Claro que ajudaremos, vamos marcar hoje á tarde na minha casa, ligarei para o Juliano e combinarei com ele também. Aí você me explica quais os sintomas. Combinado?

- Combinado. Muito obrigada amiga, até mais tarde então. Um beijo.
 

Vocês são os amigos de Mariana, estudantes de química e devem ajudá-la a encontrar a causa e uma possível solução para o problema de Joaquim e de seus funcionários.

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas;

 

Ciclos biogeoquímicos e Agentes poluidores do ar, da água e do solo (ações de tratamento e minimização de impactos ambientais, concentração de poluentes e parâmetros quantitativos de qualidade); 

 

Interferência humana nos ciclos biogeoquímicos (agrotóxicos, fertilizantes, pecuária); 

 

Tratamento de água e esgoto.

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

 

(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

 

(EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com célulastronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

 

(EM13CNT307) Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

 

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

bottom of page