top of page

Como é possível identificar a quantidade de calorias nos alimentos?

Retirado de: BARROS DA SILVA, Luiz Henrique; LOPES DA SILVA, Erivanildo; FRANCISCO, Welington. Construção de caso investigativo de laboratório para a promoção do pensamento crítico em aulas de química. Poiésis, v. 14, n. 26, 2020.

Jorge é um jovem de 15 anos que enfrenta problemas com a balança, seu índice de massa corporal (IMC) é de 31, sendo considerado como obesidade de grau 1. Jorge já frequentou diversos nutricionistas e preza por manter uma dieta indicada por esses profissionais. Mesmo assim sente dificuldades em diminuir o peso, isso impacta na sua autoestima e em alguns problemas de saúde, como cansaço excessivo.

Na escola, Jorge já passou por problemas associados a palavras agressivas relacionadas ao seu peso vindas de colegas. Em uma ocasião particular, Jorge precisou se ausentar da escola, pois se sentiu mal e teve uma crise de ansiedade. O garoto revelou que se sentia em constate conflito por seguir as orientações médicas e mesmo assim não conseguir baixar seu peso, pois outros jovens zombavam dele criando apelidos depreciativos sem saber que ele se dedicava fielmente durante anos a uma dieta, sem sucesso.

Em um determinado momento a mãe de Jorge começou a pensar que a causa para o peso do filho poderia estar atrelada a fatores biológicos e não a uma alimentação desiquilibrada.

Sabendo que estava estudando as calorias dos alimentos nas aulas de Química, Jorge conversou com a professora Cristiane, que conhecia sua história e seus desafios na escola. Cristiane resolveu propor uma aula onde as calorias de alguns alimentos que o garoto ingeria seriam quantificadas, percebendo-se que sua alimentação era equilibrada, e que outros fatores interferiam no seu peso.

Durante a aula de Química, a professora explicou as bases teóricas de um calorímetro e disponibilizou uma versão improvisada com caixa de leite deste equipamento. Forneceu também um termômetro, palito de fósforo, vela e amostra de alimentos. A professora desafia os alunos:

- O objetivo de vocês é descobrir quantas calorias tem nesses alimentos a partir do experimento e explicar qual quantidade de cada um seria indicada para uma alimentação saudável. Lembrem-se! Usem o conhecimento discutido na sala.

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Poder Calorífico;

Entalpia de combustão;

 

Alimentação saudável e nutritiva.

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

bottom of page