top of page

Determinação de acidez em
refrigerantes - Para que?

Retirado de: PIERINI, Max Fonseca, ROCHA, Natasha Cristina, SILVA FILHO, Moacelio Veranio, CASTRO, Helena Carla, LOPES, Renato Matos. Aprendizagem baseada em casos investigativos e a formação de professores: o potencial de uma aula prática de volumetria para promover o ensino interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 112-119, 2015.

 

PIERINI, Max Fonseca. Aprendizagem Baseada Em Problemas E Em Casos Investigativos: Construindo E Avaliando Possibilidades De Implementação No Ensino Médio. 2015

 

SILVA, Isabel Cristina Teixeira.; MIRAPALHETE, Cassius Fernandes.; SIQUEIRA, Vanessa Fagundes.; SARTORI, Paulo Henrique Santos. Refrigerante: uma proposta de contextualização e conscientização no ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 4, n. 2 (esp), p. 278–293, 2019.

Diversos sites com informações e vídeos podem ser encontrados na internet com o uso da Coca-Cola para desentupir pias e ralos, limpar pisos, como o mármore do banheiro, retirar a cola de multas de trânsito, dentre outras aplicações. Uma explicação adotada pelo senso comum, é que na ‘química’ deste refrigerante existe uma quantidade muito grande de ácido – que é uma substância geralmente relacionada com a ‘dissolução e corrosão’ de outras substâncias.

Dona Dalva, moradora de um bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, após ouvir os relatos das amigas sobre o efeito ‘corrosivo’ da Coca-Cola em uma conversa no fim da tarde, chega à casa muito preocupada e comenta com o sobrinho Diego, estudante do ensino médio.

Na manhã seguinte, Diego expõe a conversa com sua tia na aula de química. O professor, ao ver os estudantes interessados, propõe a resolução do problema para a turma e levanta as seguintes questões:

1) Como o Ministério da Saúde permite a comercialização desse refrigerante?

2) Outros refrigerantes não apresentam ácidos em sua composição?

3) Se existir ácido nos outros refrigerantes, será que a diferença de acidez entre os refrigerantes é muito grande?

Vocês são alunos da turma, colegas do Diego. O objetivo de vocês é resolver o problema para que Diego esclareça sua tia Dalva sobre o assunto.

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Transformações químicas (fenômenos naturais e processos produtivos);

Conservação de massa (quantidade de matéria - relações entre massas, mol e número de partículas, equações químicas, proporções entre reagentes e produtos);

Constituição da matéria (modelo atômico de Dalton, elementos, símbolos, massa atômica, número atômico);

Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas;

Ácidos;

 

Soluções e concentrações.

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

bottom of page