top of page

Desinfectando falsas notícias

Fonte: Elaboração Própria

Fernando tem quinze anos e cursa o primeiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Cravinhos - SP. Um dia, ao chegar em casa após a aula, sua mãe indignada lhe disse:

- Meu filho, você não vai acreditar. Seu pai endoidou de vez! Ontem ele recebeu uma mensagem no WhatsApp falando que beber água sanitária mata o coronavírus e agora ele tá querendo fazer isso! E pior, nem com corona ele está! 

- Não é possível mãe! Eu já falei pro pai não acreditar em tudo o que recebe no whats! Se ele fizer isso ele vai morrer!

- Você precisa convencer ele, filho! Conversa com ele...

- Ele não escuta ninguém! Já conversei várias vezes com ele sobre essas informações falsas! Da última até brigamos.

- Só me falta ele querer tomar mesmo esse produto! Eu preciso fazer alguma coisa!

- Vou pensar em um jeito de convencê-lo!

Depois do almoço e sem conseguir tirar isso da cabeça, Fernando comenta com o seu grupo de amigos no WhatsApp:

 

Fernando: Galera, vocês não sabem! Cheguei hoje em casa e minha mãe me contou que meu pai está querendo tomar água sanitária porque recebeu uma msg no whats falando que isso mata o vírus!

Gabriela: Hahahahahahahha mentira né?

Mateus: Eu vi mesmo que essa msg estava rolando! Um absurdo!

Gabriela: E hoje na aula de Química a professora estava falando sobre isso, né? Sobre acreditar apenas em fontes confiáveis, sobre sempre pesquisar se uma notícia recebida é verdadeira...

Mateus: Mas ele não vai tomar mesmo né?

Fernando: Não sei! Do jeito que ele anda louco...

João: E se a gente mostrasse pra ele o quanto isso é perigoso? Vamos fazer o que a professora falou. Vamos pesquisar em fontes confiáveis a toxicidade e as propriedades da água sanitária e você mostra tudo pra ele.

Gabriela: Boa! E podemos também mostrar como ele pode conferir se o que ele recebeu no whats é verdade ou “fake News”!

Fernando: Boa ideia! Vocês me ajudariam nisso?

João: Claro! Você me conhece! Eu vou adorar fazer essa pesquisa!

Gabriela: Estamos aqui pra isso!

Mateus: Tô dentro também!

 

Imagine que você faz parte da turma de amigos do Fernando e irá ajudá-lo a resolver esse problema. Vocês vão convencer o pai dele a não tomar água sanitária e a não acreditar em todas as informações que recebe em suas redes sociais.

Objetos de Conhecimento contemplados:

Investigação Científica;

Divulgação e comunicação de resultados, conclusões e propostas pautados em discussões, argumentos, evidências e linguagem científica;

Leitura e interpretação de temas voltados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizando fontes confiáveis (dados estatísticos; gráficos e tabelas; infográficos; textos de divulgação científica; mídias; sites; artigos científicos);

Transformações químicas (fenômenos naturais e processos produtivos);

 

Composição, toxicidade e reatividade de substâncias químicas;

 

Soluções e concentrações.

Habilidades em foco:

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

 

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

 

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

 

(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

 

(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

 

(EM13CNT306) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.

 

(EM13CNT307) Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano

bottom of page